Está aqui:

Exercício de Salvamento Em Grande Ângulo e Mergulho numa pedreira em Portunhos
2014-10-10Este sábado, 11 de outubro, várias corporações do distrito de Coimbra participam, em Portunhos, no concelho de Cantanhede, num exercício de treinamento de tarefas de salvamento em grande ângulo, com recurso a embarcações de socorro e mergulho. Para tal, vai ser simulada a queda de uma viatura da Pedreira Mota Engil, na sequência de um acidente de viação.
Para além das corporações dos B.V. de Cantanhede, Condeixa, Soure, Penela, Mira, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, dos B. Sapadores de Coimbra e dos B. Municipais da Figueira da Foz, participam também neste Exercício de Salvamento em Grande Ângulo e Mergulho a ANPC/CDOS de Coimbra e a Câmara Municipal de Cantanhede.
O “Pedreira 2014”, nome de código do exercício, tem como finalidade o treino da estrutura de Comando Operacional Integrado dos Corpos de Bombeiros da faixa litoral do distrito de Coimbra, da interação entre equipas com diferentes valências, de corpos de bombeiros e dos sistemas de apoio à decisão, no quadro das diversas intervenções em caso de ocorrências, no âmbito de cenários SGA que ocorram no distrito de Coimbra.
Vão ser testados o planeamento e a condução de um exercício de âmbito intermunicipal; a recolha, processamento e difusão oportuna de informações precisas, relevantes e seguras, que apoiem o planeamento e conduta de uma ação, no caso de ocorrência de incidente com acessos feitos por técnicas SGA; a resposta operacional ao nível do PCOC às diferentes necessidades, no âmbito de um incidente com acessos feitos por técnicas SGA; e a ativação dos meios e ações decorrentes das diversas solicitações, no âmbito da Proteção Civil ao nível do CDOS.
O objetivo é assegurar a direção e a coordenação do socorro e medidas excecionais de emergência em acidentes deste género que se venham a verificar, com vista a minimizar a perda de vidas, assim como o restabelecimento de condições mínimas de normalidade, no mais curto prazo de tempo possível.